quinta-feira, 25 de junho de 2009

Como elas se alimentam?

Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, a partir de substâncias inorgânicas.

Quimioautotróficas: utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia para sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico (CO2) e de átomos de hidrogênio (H) provenientes de substâncias diversas. As substâncias orgânicas produzidas são utilizadas como matéria-prima para a formação dos componentes celulares ou degradadas para liberar energia para o metabolismo.

Fotoautotróficas: Se distingue em dois grupos. Um deles é formado por proclorófitas e cianobactérias; o outro é formado pelas sulfobactérias.As proclorófitas e as cianobactérias realizam um processo de fotossíntese semelhante ao de algas e de plantas, em que moléculas de gás carbônico (CO2) reagem com moléculas de água (H2O) produzindo glicídios e gás oxigênio (O2); a fonte de energia é luz.
As sulfobactérias realizam um tipo de fotossíntese em que a substância doadora de hidrogênio não é água, mas compostos de enxofre, principalmente o gás sulfídrico (H2S). Por isso, essas bactérias produzem enxofre elementar (S) como subproduto da fotossíntese, e não gás oxigênio, como na fotossíntese que utiliza H2O.

Heterotróficas: a maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. De acordo com a fonte de substâncias que lhes servem de alimento, as bactérias heterotróficas são classificadas em saprofágicas e parasitas.

As saprofágicas obtêm alimento a partir de matéria orgânica sem vida. Desempenham a função de decompositoras.
As parasitas são as que obtêm alimento a partir de tecidos corporais de seres vivos, em geral causando doenças.

Respiradoras: realizam a respiração celular, que compreende um conjunto de reações químicas por meio das quais uma molécula orgânica é degradada a compostos inorgânicos, liberando praticamente toda a energia utilizável nela contida; parte dessa energia é armazenada em moléculas de ATP. Costuma-se distinguir dois tipos de respiração celular: aeróbica e anaeróbica.


Aeróbicas: é um processo biológico de obtenção de energia em que a célula degrada moléculas orgânicas com a participação do gás oxigênio (O2). As moléculas orgânicas são degradadas com gás carbônico (CO2) e água (H2O). O gás oxigênio atua como receptor final dos hidrogênios liberados pela oxidação da molécula orgânica e, juntamente com eles, origina moléculas de água.

Anaeróbicas: é um processo biológico de obtenção de energia semelhante à respiração aeróbica, mas que difere desta por não utilizar gás oxigênio e sim substâncias inorgânicas; estes são aceptoras finais dos hidrogênios liberados na oxidação das moléculas orgânicas. Esse processo é utilizado por bactérias que vivem no solo ou em águas estagnadas, onde o suprimento de oxigênio é escasso. Os produtos finais da respiração anaeróbica são o gás carbônico (CO2) e uma substância inorgânica, que varia de acordo com a espécie de bactéria.

Fermentadoras: realizam a fermentação, que é um processo biológico em que moléculas orgânicas ricas em energia são degradadas incompletamente, com a liberação de menos energia do que na respiração. Dependendo do microorganismo que realiza a fermentação, formam-se diferentes produtos a partir das substâncias orgânicas degradadas. A fermentação láctica por bactérias é largamente utilizada na produção de alimentos.

11 comentários:

Anônimo disse...

muito bom gostei tinha todas as respostas que eu queria...

Anônimo disse...

Muito bom, gostei bastante do seu blog. Me ajudou demais nas pesquisas pro meu (maldito) seminário. (:

Anônimo disse...

Me ajudou muito gracas a seu blog conseguir fazer meu maldito trabalho de ciencias

Anônimo disse...

Graças a seu Blog conseguir fazer um trabalho de ciências!Thank You.

Anônimo disse...

Muito bom, tem todas as informações que eu estava pescando de site em site!

Anônimo disse...

Uauu to conseguindo fazer o trabalho da Berna graças a vcs <3 valeu mesmo , eu estudo na ETEC gentii

Anônimo disse...

Muito bom,consegu fazer minha atividade!!!!

Unknown disse...

Muito bom mesmo. Abordou todo o assunto que aprendi na aula... Ajudou a fixar algumas coisas... Serve para melhor estudo!!!! Super indico.

Luannyh Batysttah disse...

#Mt bm msm mim ajudou mt parabens pr qm escreveu..

Unknown disse...

Tô procurando explicação sobre as heterotroficas se alimentarem de carbono

VANUSA disse...

Qual a diferenca entre bactérias que se alimentam de forma auto trafica das que se nutrem de forma heterodoxia