sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reprodução Assexuada

Divisão binária: As bactérias se reproduzem assexuadamente por divisão binária. Nesse processo, a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idênticas a ela.


Esporulação: Algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária. Os esporos são muito resistentes ao calor e, em geral, não morrem quando expostos à água em ebulição. Por isso os laboratórios, que necessitam trabalhar em condições de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar líquidos e utensílios. O aparelho onde é feita a esterilização, a autoclave, utiliza vapor de água a temperaturas da ordem de 120ºC, sob uma pressão que é o dobro da atmosférica. Após 1 hora nessas condições, mesmo os esporos mais resistentes morrem. A indústria de enlatados toma medidas rigorosas na esterilização dos alimentos para eliminar os esporos da bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria produz o botulismo, infecção frequentemente fatal.

13 comentários:

Crallyt disse...

munto bom eu estou estudando por que vou ganhar um microscopio e achei esse blog o melhor que ja vi e no caso eu ja devo ter visto uns 100 sites e blogs e é verdade ta!!!
achei o melhor blog e vcs deviam competir com o Wikpedia!!!

Dellano Schneider disse...

cara onde vc ta hoje, este blog é de primeira, quer que eu escreva para ele, faço engenharia ambiental, me da ele de presente, adoraria continuar o seu trabalho.

Ludmyla disse...

Muito bom esse blog, estou no 7º ano e precisava fazer um trabalho, no blog tinha tudo que eu precisava. Vocês são ótimos!!

laura cardoso disse...

cara amei seu blog,estou no 7ºano e fiquei com preguiça de ver o video que a professora passou para nós e peguei de vcs .Gostei mesmo!!fiquei muito feliz!

Anônimo disse...

legal!!!!mas ñ me ajudou muito mais o blog e muito bom.

Anônimo disse...

isso e uma merda odiei e vcs ainda elogia...

Anônimo disse...

quem esse anonimo pensa q e esse site e otimo amei!!!!!!

Anônimo disse...

vc ta de brincadeira ne afffff

Jakeline Rosa Prado bosta disse...

quem gostou disso e um bundão, filho da puta e ainda uma bosta............ Esse blog não tem conteudo suficiente!!!!!

Anônimo disse...

rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs jakeline Rosa Prado BOSTA

eu amo homem de ferro disse...

obg pelo menos eu achei o que faltava!! rsrs

Anônimo disse...

Muito bom mesmo .
Fiquei em recuperação na escola de ciência e inglês .
Mas não estava achando nenhum blog ou site falando direitinho sobre o meu assunto de ciência .
Gostei mesmo !

Anônimo disse...

Algumas informações estão erradas como: A fermentação não faz parte da respiração, ela é uma via metabólica incompleta e esporulação não é nem uma forma de reprodução, seja assexuada ou sexuada, somente uma forma de defesa.